
A informática ajudando a educação
Os gestores do CAIC Paulo Dacorso Filho, localizado em Seropédica, na Baixada Fluminense, criaram um laboratório de informática na instituição.
Refletindo sobre a realidade de seus alunos, a maior parte vinda das classes menos favorecidas financeiramente e por isso com pouco acesso aos recursos da informática, os gestores decidiram pela criação do laboratório, para oportunizar além do acesso aos programas mais utilizados, como os do pacote office, também o acesso a internete.
O laboratório é pequeno ainda, contando por enquanto com quatro computadores, ligados a rede de internete. A comunidade da escola pretende ampliá-lo com a parceria do município e dos Estado.
A escola já foi procurada por uma comissão que pretende tranformar a escola em um pólo de informática para atender a toda a comunidade do entorno, já que é uma comunidade com carências financeiras, porém esse projeto ainda está em andamento.
Mas porque é tão difícil para a escola ampliar esse projeto?
Falta fianciamento para esses projetos. O diálogo entre a educação e a informática tem uma construção recente, e a informática ainda é vista por muitas pessoas, inclusive por algumas que se encontram no campo da política, como uma coisa supérflua, um luxo que não é necessário a todas as camadas da população.
Se faz necessário a organização social para a obtenção desse acesso, assim como é imprescindível o empenho dos gestores e de toda a comunidade das instituições de ensino, que se colocando ao lado da camada social mais vulnerável, deve construir projetos para a criação e ampliação dos chamados laboratórios de informática, para auxiliar na construção de uma sociedade mais equitativa em matéria de acesso ao mundo da informática.
Para que se usa o laboratório do CAIC?
Os alunos buscam o laboratório para pesquisas escolares e para se familiarizarem com o uso dos computaores.
O manuseio dos computadores traz para os alunos não apenas as habilidades trabalhadas, mas podemos acrescentar que aumenta a auto estima e a confiança, visto que, vivemos hoje na sociedade da informação e quem está a margem desses equipamentos pode se sentir também a margem dessa sociedade.
Os professores procuram pedir trabalhos que necessitem da pesquisa nos computadores, porém pela pequena quantidade desses, eles precisam se organizar para não superlotar o laboratório.
A comunidade do CAIC espera ansiosa que as parcerias possam ampliar o acesso ao mundo da informática, não somente para seus alunos, como também para toda a comunidade que centraliza suas esperanças de acesso nessa instituição.
Oi Samara,
ResponderExcluirMuito bom o interesse dos gestores do CAIC em tomar a iniciativa de criarem, mesmo que pequeno,o laboratório de informática na instituição.
Eles deram a partida, com certeza terão inúmeras dificuldades para alcançar melhorias, mas são divulgações como a sua que farão desta pequena ação uma grande ferramenta no futuro.
Parabéns pela matéria.
Olá Samara,sua matéria ficou ótima,em seu texto nota-se a veracidade da informação.A escola está de parabéns pela iniciativa de criar o laboratório de informática.
ResponderExcluirAbraços
Parabéns Samara pela matéria, e parabéns a todos os membros do grupo diretivo do CAIC, pela iniciativa. O caminhar começa com um simples passo. Valeu Gente!
ResponderExcluirOlá Samara... Sua matéria está muito bem elaborada. Parabéns ...
ResponderExcluirSamara,
ResponderExcluirEsta matéria acrescentou a minha visão o que de fato acontece nas áreas mais desprovidas de recursos. A iniciativa do grupo é importante para que o projeto dê certo, mas não podem desistir é preciso que todos se reúnam para que não se perca o objetivo. Gostei da sua colocação. Parabéns!